Na última semana, marca que comemorou 125 anos reafirma seu compromisso com as gerações futuras e traz elementos que remetem à circularidade para sua nova identidade visual
O respeito aos ciclos sustentáveis e o compromisso com as gerações futuras são definitivamente a essência da Kömmerling. E neste ano em que a marca completa seu 125º aniversário, a marca assume de forma primorosa um novo posicionamento em comunicação, com o redesign de sua identidade visual, tendo a sustentabilidade no cerne da história e na filosofia de sua trajetória.
A nova identidade foi lançada na festa de 125 anos que aconteceu em Pirmasens, Alemanha, no dia 23 de junho na matriz do Grupo profine® com a presença de parceiros e clientes de todo o mundo, incluindo a Kömmitiva Brasileira que representou os parceiros de toda a América do Sul, liderada pela diretora Tonia Lima, o coordenador de Marketing Rafael Guimarães e os parceiros Perfect PVC, Rost PVC e Casa da Finestra.
Conceitos importantes foram reforçados para que todos entendessem um posicionamento que sempre foi a base de valores da Kömmerling: a tomada de ações e decisões corretas hoje para um amanhã seguro e sustentável para as futuras gerações. Sendo assim, a Kömmerling torna tangíveis todos esses valores e conceitos representados em seu novo logotipo e slogan que têm os ciclos sustentáveis como as maiores inspirações para sua concretização.
Ciclo sustentável
Para Peter Mrosik, proprietário e CEO da profine®, sempre foi uma meta e uma responsabilidade proteger o futuro com ações concretas. Para ele, é responsabilidade dos líderes da indústria de nosso tempo fazerem a diferença hoje tomando decisões inteligentes, certeiras e responsáveis para que as futuras gerações sejam preservadas em todos os seus ciclos. “Como executores determinados e ambiciosos, temos a força e a vontade de produzir mudanças positivas em tudo o que fazemos. Mas queremos ser mais que pioneiros; queremos também ser um modelo para os outros. Para todos que, como nós, se sentem igualmente comprometidos e capazes de enfrentar este grande desafio”, declara. Para Mrosik, o maior objetivo é criar um laço sustentável para produtos de alta qualidade feitos de materiais sintéticos. “Hoje desenvolvemos as soluções certas para o amanhã e estabelecemos padrões para um futuro pelo qual vale a pena viver. Isto é o que nossa marca Kömmerling representa”, enfatiza o CEO.
“Uma experiência visual de grande impacto e uma mensagem certeira que tocou emocionalmente todos os parceiros”. Assim descreveu Tonia Lima, diretora profine® América do Sul, a apresentação da nova logomarca Kömmerling para o mundo.
Para ela, o novo layout, além de disruptivo e inovador, é um convite necessário para olhar para o mundo e para as necessidades da sociedade de uma forma mais ampla e responsável. As novas cores, o novo design e o conceito deixam claro que são resultado de um estudo de branding alinhado ao posicionamento, propósito e valores da marca. “A materialização da identidade é importantíssima nesse momento pois reforça o posicionamento do Grupo: o ciclo perfeito da sustentabilidade, começando pela forma de produzir, seguindo diretrizes de zero impacto ao meio ambiente, até o fechamento de negócios e estabelecimento de parcerias sustentáveis”, analisa a diretora.
Tonia ainda complementa, reforçando que o slogan foi certeiro de forma sucinta e impactou por sua mensagem sólida e ao mesmo tempo reflexiva. “O slogan TODAY FOR TOMORROW – Hoje para Amanhã nos emociona e impacta positivamente – tanto nossos valores quanto nossa imagem – por resumir a essência do nosso trabalho. É sobre sensibilidade, missão, cuidado e inovação. Nossa nova logomarca ficou sensacional e estamos muito orgulhosos de presenciar e vivenciar esse momento histórico”, finaliza.
Um novo logotipo, um novo slogan = uma visão ainda mais clara dos valores e compromissos da Kömmerling
A nova marca Kömmerling tem por objetivo transmitir uma visão e atitude mais claras quanto a fazer a diferença para seus clientes e mercado. Ela reforça o conceito e significado de “sustentável” para inspirar não somente o mercado, mas sua base de trabalho para mais de 3.000 colaboradores.
A mensagem é clara e assertiva como argumenta o setor de marketing da matriz, responsável pela mudança. “Não espere que outra pessoa mude algo que você mesmo possa mudar. Hoje para o amanhã. Esta mensagem se torna o núcleo central da marca, o que se reflete em todas as medidas de comunicação de produto, imagem e mídia social. A comunicação da marca coloca em foco a responsabilidade e as questões de sustentabilidade”, argumentam de forma certeira.
Assim, o novo logotipo é o sinal mais claro e visível deste realinhamento e exibe elementos naturais como o sol e a água em forma abstrata, incorporando a circularidade. As cores quentes representam a vida, o despertar e o futuro. Estes elementos também caracterizam o design corporativo revolucionário e mais moderno, privilegiando cores impactantes e linhas curvas. Os elementos visuais independentes da marca, dão ainda mais destaque à Kömmerling a partir de agora, já que ela difere de forma muito positiva da concorrência em suas comunicações.
O novo slogan materializa a carga emocional para a nova identidade. Em apenas três palavras, resume a mensagem e a direção da marca que a Kömmerling representa: Hoje para o Amanhã (Today for Tomorrow no original).
“Kömmerling – estes não são apenas produtos de alta qualidade. É uma atitude. Estamos trabalhando para garantir um futuro sustentável e esta tem sido nossa missão desde o início, quando assumi a empresa em 2012. E continuaremos, dia após dia. Essa é minha promessa”, reforça o CEO, Dr. Peter Mrosik.