
Antes utilizadas apenas em banheiros, atualmente as janelasde PVC têm atraído novos olhares de arquitetos e designers de interiores, que descobriram nelas uma alternativa elegante e contemporânea para os mais diversos ambientes residenciais e até comerciais.
Para quem ainda não conhece, trata-se de um modelo caracterizado pela simplicidade funcional: para abrir a janela, basta empurrar sua folha para fora − que poderá chegar a até 90° em relação à esquadria, conforme os padrões de articulação utilizados na instalação.
Criada a partir de um sistema arrojado com alavancas, a janela de PVC se assemelha a um basculante − exceto em algumas características −, possibilitando absoluta ventilação e iluminação quando aberta. Seu formato essencialmente quadrangular ou retangular é ideal para projetos arquitetônicos com “jogos” de perspectivas geométricas.
Como mencionado, o mercado disponibiliza modelos quadrados que permitem uma série de combinações harmoniosas com outras concepções arquitetônicas retilíneas. Geralmente, elas são comercializadas em dimensões como 60 cm x 60 cm ou 70 cm x 70 cm, embora também possam ser maiores ou menores e com proporções retangulares.
No que se refere aos acabamentos, as janelas de PVC admitem combinações com folhas fixas ou de correr; vidros coloridos, transparentes ou canelados; e telas-mosquiteiro recolhíveis. Evidentemente, a escolha deve ser pautada na preferência do usuário e em seus objetivos estético-funcionais para o ambiente que comportará a janela.
